Quando se fala de qualidade, por vezes estamos mesmo é a falar de cultura. E o problema é que por vezes a cultura é imposta e não compreendida ou aprendida.
Por vezes não são feitas as inspecções que deviam ser, porque já se sabe que se vai encontrar problemas, ou então porque se assume que as pessoas já sabem como se deve fazer.
Dou-te 3 razões para inspecionar regularmente as tuas instalações:
Segurança e Saúde: Imagina que descobres uma falha na maquinaria durante uma inspeção. Se não tivesses conduzido essa inspeção, essa falha poderia ter resultado num acidente grave, colocando em risco a saúde e a segurança dos trabalhadores. As inspeções permitem identificar e corrigir problemas potenciais antes que eles causem danos.
Qualidade do Produto: Se o teu equipamento não está a funcionar corretamente, a qualidade do teu produto poderá ser afectada. Com uma inspeção regular, podes garantir que todo o equipamento está em excelente estado de funcionamento e que os produtos estão a ser fabricados de acordo com os padrões de qualidade.
Reputação e Confiabilidade: Se ficar evidente que não estás a realizar inspeções regulares, isso pode levar a questionar a validade do teu processo de produção. Isto, por sua vez, pode resultar em perda de clientes e oportunidades de negócio, além de danos significativos à imagem da tua empresa.
A falta de inspeções regulares pode resultar em riscos à segurança, comprometimento da qualidade do produto e danos à reputação da tua empresa. Portanto, é essencial que te comprometas a inspecionar regularmente as tuas instalações , garantindo assim a segurança dos trabalhadores, a qualidade do produto e a confiança dos clientes.
Eu tenho esta máxima, e tu também podes ter : “O que é inspecionado, é respeitado.”
É bom ter a reputação que as coisas são inspecionadas, as pessoas vão perceber que aquilo é algo importante para ti e por sua vez, será importante para elas também.
Já pensaste na última vez que realizaste uma inspeção completa das tuas instalações?